IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cerca de 250 barcos ainda aguardam para atravessar o Canal de Suez

Arquivo - Congestionamento causado pelo encalhe do cargueiro Ever Green (foto) segue de grandes proporções - Mohamed Shokry/picture alliance via Getty Images
Arquivo - Congestionamento causado pelo encalhe do cargueiro Ever Green (foto) segue de grandes proporções Imagem: Mohamed Shokry/picture alliance via Getty Images

No Cairo

01/04/2021 13h53

O congestionamento de embarcações causado pelo encalhe do cargueiro Ever Green, no Canal de Suez, segue de grandes proporções, devido as quase 250 embarcações que aguardam para fazer a passagem pelo local.

Segundo a companhia de serviços logísticos Leth Agencies, que opera e, vários estreitos e canais do mundo, ao todo, 249 navios estavam aguardando pela manhã a vez de cruzar o Canal de Suez, por onde passa 10% do comércio marítimo mundial e 25% de todos os cargueiros do planeta.

De acordo com a Leth Agencies e outras empresas que prestam serviço de trânsito pelo canal localizado no Egito, periodicamente, algumas embarcações são autorizadas a fazer o cruzamento. Há 127 barcos esperando em Suez, na entrada do Mar Vermelho, e 122 em Porto Said, no mar Mediterrâneo.

Nesta quinta-feira, estava prevista a travessia de 87 navios, número parecido com o dos autorizados ontem.

Na última quarta-feira, segundo o chefe da Autoridade do Canal de Suez, o almirante Osama Rabie, cruzaram o local quase 200 das 422 embarcações que estavam esperando desde o desencalhe do cargueiro Ever Given, que aconteceu na tarde de segunda-feira.

Além disso, Rabie anunciou o início de uma investigação sobre o ocorrido com o cargueiro, para determinar a responsabilidade do incidente.

A estimativa é de que tenham sido registrados prejuízos diários que variam de US$ a US$ 15 milhões por dia, devido o encalhe e o congestionamento no canal.