IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação em agosto nos EUA fica em 0,1% e tem a menor alta em 6 meses

15/09/2021 04h50

Washington, 14 set (EFE).- A inflação nos Estados Unidos apresentou alta de um décimo e fechou agosto em 5,3%, depois que o índice de preços ao consumidor ser elevado em 0,3% no mês anterior, conforme anunciou nesta terça-feira o Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS, pela sigla em inglês).

O índice apresentado hoje, referente a agosto, é o menor em seis meses e indica que a elevação apresentada recentemente pode já ter alcançado o máximo patamar.

A inflação subjacente, que exclui os preços de alimentos e combustíveis, considerados mais voláteis, fui de 0,1% em agosto, chegando ao acumulado de 4% ao longo do ano.

A maioria dos analistas havia calculado uma alta de 0,4% para o índice de preços ao consumidor, e de 0,3% para a inflação subjacente.

A inflação acumulada de junho e julho nos EUA, que ficou em 5,4%, havia sido a mais alta registrada no país em 13 anos.

Esta elevação nos preços tem sido verificada devido ao gasto dos consumidores e as injeções bilionárias feitas pelo governo americano na economia, para minimizar os efeitos da crise causada pela pandemia da covid-19.

O banco central dos Estados Unidos (Fed) garante, contudo, que as causas das altas são "transitórias" e prevê que a inflação seja mais moderada nos próximos meses.