IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Guerra na Ucrânia causou a morte de 3 jornalistas e feriu 35

15/03/2022 15h57

Lviv (Ucrânia), 15 mar (EFE).- Ao menos três jornalistas foram mortos e outros 35 ficaram feridos na guerra na Ucrânia, segundo a comissária de direitos humanos do Parlamento do país, Liudmyla Denisova, que culpou as tropas russas por esses casos.

"Os ocupantes russos estão lutando contra a cobertura objetiva de seus crimes de guerra na Ucrânia, pelo menos 35 jornalistas já foram feridos", disse Denisova, de acordo com a agência de notícias "Interfax-Ukraine".

Segundo dados da comissária parlamentar, "três jornalistas já foram mortos: o correspondente militar ucraniano Viktor Dudar (morto durante os combates perto de Mikolaiv), o operador de câmera ucraniano Yevhen Sakun (morto durante ataques aéreos em Kiev) e o jornalista americano Brent Renaud (morto em um posto de controle em Irpin)".

Ela também afirmou que "muitos repórteres foram feridos por bombardeios do inimigo", referindo-se às tropas russas, que iniciou a invasão à Ucrânia em 24 de fevereiro.

"O assassinato e o bombardeio contra jornalistas é uma grave violação das Convenções e Declarações de Haia, da Convenção de Genebra para a Proteção das Vítimas de Guerra e seus Protocolos Adicionais", lembrou Denisova. EFE