Presidente cazaque diz que globalização foi substituída pela regionalização
"As convulsões globais associadas à pandemia e as crescentes tensões geopolíticas deram início a uma nova realidade. A globalização foi substituída pela era da regionalização com todas as suas vantagens e desvantagens inerentes", disse na sessão plenária do Fórum Econômico de São Petersburgo.
Tokayev observou que a inflação em muitos países está atingindo recordes, o crescimento econômico global está desacelerando e a competição por investimentos e recursos está se intensificando.
"As mudanças climáticas, o aumento dos fluxos migratórios e a rápida mudança tecnológica tornaram-se fatores restritivos para o crescimento econômico", afirmou.
Na opinião do mandatário cazaque, é importante levar em conta a rápida mudança da estrutura da ordem mundial e a mudança nos vetores aparentemente estáveis de interação entre Oriente e Ocidente, e Norte e Sul.
Para Tokayev, portanto, é importante que os países da região da Ásia Central encontrem não apenas as respostas certas para todos esses desafios, mas também tentem aproveitá-los ao máximo.
Portanto, em sua opinião, é necessário promover constantemente todo o potencial de cooperação no âmbito da União Econômica Euroasiática, composta por Rússia, Armênia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão, e desenvolver uma nova estratégia comercial dentro dessa aliança.
Ele também ressaltou que se deve buscar uma política comercial mais ativa e flexível, com ampla cobertura dos mercados asiático e do Oriente Médio.
O Cazaquistão pode desempenhar um papel útil como um "mercado tampão", enfatizou.
"Em geral, o sucesso final da integração euroasiática depende em grande medida precisamente da eficácia de nossa estratégia comercial comum", disse Tokayev. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.