PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

FMI avisa que "um pequeno choque" pode levar EUA a recessão

26/07/2022 17h13

Washington, 26 jul (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu nesta terça-feira que embora não preveja uma recessão da economia dos Estados Unidos neste ano nem no próximo, um "pequeno choque poderia ser suficiente" para gerar este cenário.

A margem dos Estados Unidos para evitar a recessão é "muito estreita", disse Pierre-Olivier Gourinchas, diretor do departamento de estudos do FMI, na apresentação da revisão das perspectivas globais. De acordo com a entidade, a economia americana crescerá 2,3% neste ano e 1% no ano que vem.

Gourinchas admitiu que existem vários indicadores que apontam para uma desaceleração da economia líder mundial e, embora tenha sublinhado que o mercado de trabalho está forte, com uma taxa de desemprego de apenas 3,6%, advertiu que a política monetária restritiva - que já está sendo aplicada para combater a inflação - pode levar a um maior arrefecimento econômico e a piores dados sobre o emprego.

Além disso, lembrou as previsões do FMI não preveem uma recessão econômica em 2022 nem em 2023 para o país, e embora tenha reconhecido que tecnicamente se fale de uma recessão com dois trimestres consecutivos de declínio - o que pode ser confirmado nesta quinta-feira - insistiu que o conceito é "um pouco mais complexo".

O especialista reconheceu que mesmo que não haja recessão, não significa que as pessoas não vão notar que a economia está freando, com o aumento dos preços, como já está acontecendo. EFE