Bolsas

Câmbio

Reforma trabalhista

Relator da reforma trabalhista e Lindbergh Farias batem boca em audiência pública

Fernando Nakagawa

Brasília

O relator da reforma trabalhista na Câmara, Rogério Marinho (PSDB-RN), e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) bateram boca durante audiência pública sobre a reforma trabalhista que acontece na tarde desta quarta-feira (17) no Senado. A discussão aconteceu durante apresentação do deputado aos senadores e, após o desentendimento, os dois parlamentares decidiram deixar a audiência.

Enquanto Rogério Marinho fazia defesa da reforma trabalhista, o parlamentar tucano defendia que a mudança na legislação deveria ser apoiada pelos sindicalistas porque dará mais força à negociação. Pessoas que estão acompanhando a audiência reagiram negativamente com a lembrança de que a reforma acabará com a contribuição sindical obrigatória, o que deve dificultar o financiamento dos sindicatos.

Rogério Marinho, então, respondeu dizendo que só seriam prejudicados os sindicatos de "pelegos" - termo pejorativo usado para sindicalistas cooptados por patrões ou governo. Nesse momento, o senador Lindbergh Farias interrompeu a fala do tucano ao afirmar que o deputado estava fazendo provocação aos sindicalistas.

Apesar das tentativas de intervenção do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Tasso Jereissati (PSDB-CE), o tom subiu e Marinho disse que Lindbergh é "desqualificado". O senador petista reagiu e reclamou que o deputado é "insignificante" e anunciou que deixaria a sala. Mesmo com a saída do senador fluminense da audiência, Marinho respondeu e disse que o parlamentar era "um senador cara pintada". Depois do senador, o deputado tucano também deixou a sala.

A sessão não chegou a ser interrompida, mas alguns dos palestrantes, como o professor da PUC-Rio, José Márcio Camargo, e o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, deixaram momentaneamente a sala da comissão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos