BCE faz apelo por mais fusões entre bancos no continente
A falta de integração concentra os riscos e prejudica a capacidade da instituição fazer política monetária, afirmou o BCE em um relatório publicado hoje.
A moeda única é vista como uma forma de encorajar a emergência de grandes emprestadores pan-europeus. No entanto, muitas instituições recuaram para dentro das fronteiras nacionais após a crise financeira de 2008.
"O compartilhamento de risco entre países ainda é pequeno", alertou o BCE. Isso significa que choques econômicos em países individuais passam diretamente para o consumo e crescimento, ao invés de serem compartilhados pela região.
Mario Draghi, presidente da instituição, tem repetidamente alertado que o bloco tem bancos demais e que emprestadores são ineficientes. O setor bancário europeu é grande relativamente ao dos EUA, uma vez que muitas empresas locais se financiam diretamente com essas instituições ao invés dos mercados financeiros. Fonte: Dow Jones Newswires.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.