Bolsas

Câmbio

Bolsas europeias fecham em alta com alívio no setor de tecnologia dos EUA

São Paulo

As bolsas europeias fecharam majoritariamente em alta neste pregão, beneficiadas por uma interrupção na liquidação do setor de tecnologia dos Estados Unidos, que se estendia desde sexta-feira.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,55%, aos 388,75 pontos, tendo como único destaque negativo o setor de telecomunicações. Ontem, o Stoxx registrou queda de 0,93% a maior em um dia desde 17 maio.

"Como tivemos apenas uma única aposta este ano, a virada repentina (das ações de tecnologia) pegou de surpresa não apenas os retardatários. No entanto, isso também não significa o fim de um dos melhores ralis dos últimos anos", afirmou Chris Beauchamp, analista-chefe do IG.

Investidores europeus também correram para se posicionar antes da decisão de política monetária do Fed, que será anunciada amanhã. É amplamente esperado que a instituição vá conduzir um novo aperto monetário, o que joga o foco para as projeções atualizadas e também os comentários da presidente Janet Yellen.

Em Frankfurt, o índice DAX fechou em alta de 0,59%, aos 12.764,98 pontos, beneficiado pelo desempenho da Lufthansa, que subiu 3,0% após anunciar números melhores de tráfego em maio. Em Paris, o CAC-40 subiu 0,40%, aos 5.261,74 pontos, com destaque para a Publicis Groupe, que se valorizou 2,68% após o UBS elevar sua recomendação de compra para os papéis.

Em Londres, o índice FTSE-100 destoou em fechou em queda de 0,15%, aos 7.500,44 pontos, pressionado por dados mostrando uma inflação maior no país, o que valorizou a libra. Ações como empresas como a Merlin Entertainments (-2,68%), que dependem da demanda estrangeira, tiveram o pior desempenho do dia.

Em Milão, o FTSE-Mib encerrou com ganho de 0,85%, aos 21.088,78 pontos. Em Madri, o Ibex-35 subiu aos 10.882,10 pontos, valorização de 0,37%. Em Lisboa, o PSI-20 avançou 0,87%, aos 5.303,85 pontos.(Marcelo Osakabe, com informações da Dow Jones Newswires)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos