Bolsas

Câmbio

BoE pede que bancos elevem requerimento de capital

Londres

O banco da Inglaterra (BoE) informou nesta terça-feira que os bancos precisam elevar seu colchão de capital nos próximos meses para proteger o sistema financeiro britânico de riscos financeiros que vão desde o Brexit até a instabilidade da China.

O chamado "requerimento de capital contracíclico" foi elevado para 0,5% (atualmente zero) e deve subir novamente para 1,0% em novembro. Os bancos terão seis meses para se ajustar as regras, que representam cerca de 11,4 bilhões de libras em requerimentos extras de capital na indústria como um todo.

Segundo um relatório bianual do comitê de política financeira da instituição, existem "bolsões de risco" no sistema financeiro que precisam da vigilância dos reguladores e dos emprestadores.

No fronte doméstico, o BOE afirmou que empréstimos não garantidos estão crescendo rapidamente e que os padrões de empréstimo para o mercado de hipotecas parecem estar se deteriorando.

Em relação ao exterior, existem as ameaças trazidas por um processo desordenado de saída da União Europeia e riscos mais amplos como o da bolha da dívida da China, que permanecem "pronunciados".

Em julho do ano passado, as autoridades reduziram o requerimento para zero como parte de um pacote de medidas de apoio à economia após a vitória do Brexit. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos