IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC do Canadá decide manter taxa básica de juros em 1,25%

Ottawa

30/05/2018 11h06

O Banco Central do Canadá decidiu nesta quarta-feira manter sua taxa básica de juros em 1,25%, em meio a incertezas sobre o comércio e a estresses recentes em economias emergentes. Em comunicado, o BC vê o quadro doméstico como em grande medida positivo, apontando para dados mais fortes que o esperado na economia canadense no primeiro trimestre e para a inflação próxima de sua meta, de 2%. A perspectiva econômica para o principal parceiro comercial, os EUA, também mostra melhoras, segundo a instituição.

Ao mesmo tempo, o BC canadense diz que há incertezas sobre políticas comerciais, bem como pela desaceleração no investimento global. Comenta ainda que ocorrem estresses em algumas economias de mercado.

O BC disse que os acontecimentos desde o último anúncio de juros, divulgados em abril, reforçaram a visão de que taxas de juros mais altas serão necessárias mais adiante para manter a inflação dentro da meta. A instituição disse que adotará uma abordagem gradual em relação aos juros e reafirmou que dependerá dos indicadores para orientar suas decisões. Fonte: Dow Jones Newswires.