Bolsas

Câmbio

Congresso abre sessão que pode analisar veto sobre reoneração da folha

Idiana Tomazelli

Brasília

A sessão do Congresso Nacional que vai analisar sete vetos presidenciais foi iniciada no período da tarde desta terça-feira, 26, e o presidente da Casa, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), já deu início à votação, sob protestos da oposição.

A pauta inclui o veto que resultou na reoneração da folha de pagamento para empresas de 11 setores que os parlamentares originalmente haviam resguardado da medida.

Deputados contrários argumentaram que ainda não há quórum para iniciar a ordem do dia, mas Eunício indeferiu a questão de ordem e disse que o quórum pode ser atingido ao longo do processo de votação.

Os sete vetos serão votados em cédula eletrônica, ou seja, o parlamentar já descreverá sua posição em relação a cada um de uma única vez. Segundo o presidente do Senado, é a cédula que será usada para auferir o quórum.

Neste momento, 191 deputados e 28 senadores já marcaram presença no plenário. A votação só valerá com a participação de ao menos 257 deputados e 41 senadores.

Eunício já pediu a senadores e deputados que compareçam ao plenário para iniciar a votação. O veto da reoneração é o quinto na pauta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos