BC diz que estudará recomendações do relatório da CPI dos Cartões de Crédito
"O BC vem estudando e adotando medidas na área de meios de pagamento e cartões de crédito, como a materialização do princípio legal da interoperabilidade, a adoção de regulamentação proporcional ao porte, a limitação do prazo e a padronização dos juros nas modalidades de rotativo e a limitação da tarifa de intercâmbio do cartão de débito", citou a autarquia em nota.
De acordo com o BC, o relatório final da CPI "contribui para as discussões sobre a estrutura e possíveis aprimoramentos para esse complexo mercado". Além disso, o BC afirmou que "vai promover os estudos recomendados".
Entre as medidas sugeridas no relatório da CPI estão a transformação de recebíveis em títulos negociáveis dentro e fora do mercado financeiro; a alteração da forma de cobrança no cheque especial e no rotativo do cartão; e a redução, de 30 para 15 dias (de D+30 para D+15) do prazo de pagamento aos lojistas nas transações com cartões de crédito. Há recomendações ainda para que o BC imponha um teto para a tarifa de intercâmbio na função crédito e para a autoridade monetária e o Cade estudarem medidas de desverticalização do mercado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.