Indústrias do Japão e do Brasil propõem acordo
Representantes das indústrias brasileira e japonesa entregarão aos governos de seus países uma proposta para o início da negociação de acordo comercial entre o país asiático e o Mercosul. O documento, ao qual o Estadão/Broadcast teve acesso, foi fechado em reunião entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a confederação industrial japonesa (Keidanren) nessa segunda-feira, 24.
Entre as sugestões está a eliminação da maioria das tarifas de importação e exportação em 10 anos. Pelo lado brasileiro, o documento defende a eliminação de tarifas no comércio de carne, frango, biodiesel, frutas, açúcar, etanol e têxteis. Os japoneses esperam a redução nas taxas sobre carros, autopeças, máquinas e equipamentos.
As indústrias defendem o lançamento das negociações na reunião do G-20 em novembro. Entre 2000 e 2017, as exportações do Mercosul para o Japão cresceram 136% e as importações de produtos japoneses pelo bloco, 31%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.