BCE mantém juros e reitera que compras de ativos terminarão este ano
Na decisão de política monetária desta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) manteve a sua taxa básica de juros, a de refinanciamento, inalterada em 0% e deixou a taxa de depósitos em -0,4%, como amplamente esperada pelos agentes do mercado. A autoridade monetária da zona do euro também reafirmou o plano de manter os juros nos níveis atuais "pelo menos até durante o verão de 2019 e, em qualquer caso, enquanto for necessário para assegurar a continuação da convergência sustentada da inflação no sentido de níveis abaixo, mas próximos, de 2% no médio prazo".
No comunicado da reunião, o BCE também reiterou que suas compras líquidas de bônus serão de 30 bilhões de euros mensais até o fim deste mês e que, entre outubro e o fim de dezembro, as compras devem ser de 15 bilhões de euros mensais.
De acordo com a instituição, o conselho do BCE "pretende reinvestir os pagamentos de capital dos títulos vencendo adquiridos no âmbito das compras de ativos durante um período prolongado após o termo das aquisições líquidas de ativos e, em qualquer caso, enquanto for necessário para manter condições de liquidez favoráveis e um nível amplo de acomodação monetária".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.