ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Kaplan, do Fed de Dallas, defende elevações de juros em direção à taxa "neutra"

Dallas

13/09/2018 22h25

O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Dallas, Robert Kaplan, disse nesta quinta-feira que o Fed cumpriu seu duplo mandato de estabilidade dos preços e de pleno emprego, e reiterou que as taxas de juros devem ser elevadas até atingirem o chamado nível neutro, que não estimula nem restringe a economia.

"Devemos seguir em direção (à taxa) neutra, mas acho que devemos fazer isso de forma gradual e paciente", afirmou Kaplan, durante evento com líderes empresariais na sede do Fed de Dallas.

A taxa do Fed funds está atualmente na faixa de 1,75 a 2% e, para Kaplan, a taxa neutra deverá ficar em algum ponto entre 2,5% e 2,75%, embora ele tenha ressaltado que isso está longe de ser definitivo.

Kaplan lembrou, porém, que a taxa neutra é um conceito teórico "inerentemente incerto". Segundo ele, o Fed faz muitos cálculos para tentar estimar qual taxa do Fed funds não seria "nem acomodatícia nem restritiva".

O Fed já elevou juros em duas ocasiões este ano e a expectativa é que anuncie mais dois aumentos antes do fim de 2018.

Kaplan, que não é membro votante do Fed neste ano, também reiterou a projeção do BC norte-americano de que o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA crescerá cerca de 3% em 2018.

"Será um bom ano para os EUA", disse Kaplan, acrescentando que a taxa de desemprego continuará tendendo a diminuir. "Acreditamos que (a taxa de desemprego) cairá ao longo do próximo ano ou mais adiante, para algo perto de 3,5%." Em agosto, a taxa ficou em 3,9%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais Economia