IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Indicador de incerteza sobe 7,3 pontos em setembro ante agosto, revela FGV

Daniela Amorim

Rio

28/09/2018 08h58

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 7,3 pontos na passagem de agosto para setembro, alcançando 121,5 pontos, informou nesta sexta-feira, 28, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador persiste na região de incerteza elevada (acima de 110 pontos) pelo sétimo mês consecutivo.

"Assusta ver que estamos quase que ininterruptamente há mais de 3 anos com a incerteza econômica em um patamar tão elevado. O choque de incerteza ocorrido em março de 2015 pelas manifestações segundo a imprensa contra o governo Dilma ainda não foi dissipado. A solução pela impugnação da presidente parece não ter gerado todos os resultados esperados. A pergunta que fica é: qual é a raiz do problema e como solucioná-lo? Certamente, a questão fiscal é importante, mas será a única?", avaliou o pesquisador Pedro Costa Ferreira, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O IIE-Br é composto por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

Em setembro, o componente Mídia subiu 6,0 pontos, contribuindo com 5,2 pontos para alta do índice global no mês. Já o IIE-Br Expectativa aumentou 9,6 pontos, embora sua participação relativa no resultado total tenha sido menor, 2,1 pontos.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia Brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.