IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mourão diz que Brasil deve 'tirar melhor proveito' de conflito EUA-China

Lu Aiko Otta

Brasília

29/11/2018 14h27

O Brasil deve tentar "tirar o melhor proveito" da guerra comercial entre China e Estados Unidos, disse nesta quinta-feira, 29, o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, em evento promovido pela Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transportes (Anetrans). Ele comentou que o mundo vive um momento de insegurança, por causa dessa disputa entre as duas potências, os movimentos do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para restabelecer a posição da antiga União Soviética, o Brexit e a crise migratória que assola a Europa.

"Perpassando tudo isso, temos a questão do narcotráfico", afirmou. Ele disse que estão ao lado do Brasil os principais países produtores de droga do mundo. O País é rota de passagem. "E isso gera a violência que atinge a todos os países do mundo", afirmou. Esse é motivo de grande intranquilidade da população, segundo o general.

Para Mourão, o Brasil tem dificuldade em transformar seu potencial em poder, seja pelas escolhas e estratégias erradas que adotou, seja pelo excesso de regulamentação.