PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Venda de bens duráveis deve crescer 10% em dezembro, diz GfK

Dayanne Sousa

São Paulo

18/12/2018 12h56

O Natal de 2018 deve marcar uma recuperação definitiva para as vendas de bens duráveis no Brasil, segundo a GfK. A empresa projeta um crescimento de 10% nas vendas de itens eletroeletrônicos em dezembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2017.

Se atingida a expectativa, este será o melhor Natal do setor desde o início da mais recente crise econômica. A pesquisa leva em consideração a melhora na confiança dos consumidores e um ambiente de consumo mais favorável desde o fim das eleições.

Para a semana que antecede o Natal, a GfK considera que as vendas podem crescer de forma mais acelerada relativamente a 2017. A expectativa é de um resultado 15% superior ao apurado em semana equivalente do ano passado.

A perspectiva é positiva mesmo com uma mudança de hábitos de consumo que tem tirado a predominância do Natal como uma data para venda de itens mais caros.

A GfK considera que a data passou a ser mais dedicada a produtos de tíquete médio mais baixo, enquanto parte das vendas é antecipada na Black Friday ou então ocorre nas liquidações de início de ano.