Competição com importados afeta produção industrial neste fim de ano, diz Ipea
Além disso, o desempenho da agroindústria está sendo afetado por uma queda na exportação de carne de frango e o açúcar. O primeiro sofre os efeitos de barreiras alfandegárias impostas por alguns países. Enquanto a produção de açúcar sofre o efeito do crescimento da concorrência externa.
Em novembro, importações fictas de plataformas de petróleo, seguindo o regime aduaneiro Repetro, tendem a puxar a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) de novembro. "Na prática, o investimento está menor do que o número divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)", disse o economista.
Apesar disso, o Ipea captou algum crescimento no segmento de máquinas e equipamentos. Já o setor de construção civil, apesar de estagnado, começou a apresentar sinais positivos que podem significar um crescimento no ano que vem. "É importante, porque o setor de construção civil emprega muito", acrescentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.