IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reforma da Previdência pode não passar pelo Congresso, diz diretor do FMI

Célia Froufe, enviada especial

Davos

21/01/2019 14h25

Considerada como crucial para as finanças públicas brasileiras, a reforma da Previdência pode não passar pelo Congresso Nacional. O dilema foi apresentado nesta segunda-feira (21) pelo diretor-adjunto do Departamento de Pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gian Maria Milesi-Ferretti, a jornalistas brasileiros, após entrevista coletiva realizada no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

"Não fazemos projeções para eventos políticos, mas esperamos que a reforma passe", disse ele. "A reforma é um passo necessário para as finanças públicas brasileiras. Na área fiscal, a reforma da Previdência é importante, mas pode não passar pelo Congresso", acrescentou.

Ele também disse que a expectativa de expansão da economia brasileira, atualizada pelo Fundo nesta segunda-feira em 2,5% para 2019 e de 2,2%, para 2020, leva em conta não apenas um crescimento inercial em relação a 2018, mas também a expectativa de uma recuperação de uma recessão profunda. "Há, no entanto, ainda muitos temas para serem resolvidos."

Durante a entrevista coletiva, a nova economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, afirmou que continua-se a esperar um crescimento no Brasil por fatores cíclicos de expansão.

Ela ponderou, no entanto, que há riscos nas projeções do Brasil, como altos níveis da dívida pública.

Também no evento, Ferretti disse que o País deve seguir um longo percurso para atingir um crescimento sustentável. "O Brasil saiu de recessão profunda e agora precisa de mais espaço para fechar o gap", considerou.