Compra e venda de aço caem em dezembro, revela Inda
Ainda segundo a Inda, as vendas de aços planos em dezembro fecharam em baixa de 28,1% na comparação com novembro, atingindo um montante de 188,6 mil toneladas, contra 262,1 mil toneladas em novembro. Na comparação anual, a queda foi de 17,3%.
Estoques
Os estoques de aço em dezembro subiram 0,9% na comparação com novembro, para 939,4 mil toneladas. O giro dos estoques também subiu, fechando com 5,5 meses.
Ainda segundo a Inda, as importações encerraram o mês de dezembro com alta de 5,6% na comparação com novembro, com volume total de 94,8 mil toneladas. Ante dezembro de 2017, o avanço foi de 13,7%.
Janeiro
A venda de aço em janeiro deve avançar 40% na comparação com dezembro passado, para 264 mil toneladas, como prevê o Inda. Na comparação com janeiro de 2018, entretanto, deve recuar 7%.
Segundo o presidente executivo do Inda, Carlos Loureiro, o recuo na comparação anual reflete uma estimativa do mercado de queda nos preços no curto prazo. "Uma das razões é a situação de inversão; todo mundo achando que o preço parou de subir", disse.
Segundo Loureiro, caso o dólar caia para R$ 3,60 na comparação com os níveis atuais, as indústrias poderiam ser obrigadas a jogar o preço para baixo. Desta forma, os compradores estariam postergando ao máximo as compras. "É uma possibilidade o preço cair mais, não uma garantia", ponderou.
Além disso, houve também aumento nos estoques de ano em dezembro, que subiram 0,9% na comparação com novembro, para 939,4 mil toneladas. O giro dos estoques também subiu, fechando com 5,5 meses.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.