Resultado nominal elevou dívida líquida em 7,1 ponto porcentual em 2018, diz BC
A Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) subiu para 53,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em dezembro de 2018, ante 51,6% no fim de 2017. A DLSP atingiu R$ 3,695 trilhões. "A dívida líquida é a maior desde janeiro de 2004. Enquanto o déficit nominal contribuiu para aumentar a dívida em 7,1 pontos porcentuais, a desvalorização cambial em 2018 ajudou a reduzir a dívida em 2,5 ponto porcentual", detalhou.
Já a Dívida Bruta do Governo Geral fechou 2018 aos R$ 5,271 trilhões, o que representa 76,7% do Produto Interno Bruto (PIB). O porcentual é superior ao verificado no fim de 2017, quando a dívida bruta estava em 74,1%.
"Nesse caso o efeito da desvalorização do câmbio não reduz o dívida. Por isso, o crescimento da dívida bruta foi maior que o da dívida líquida em 2018", afirmou Rocha.
Ele destacou ainda que a dívida bruta caiu em dezembro em função de operações compromissadas do BC. "Com emissões líquidas de Dívida Pública e com os leilões de linha em dezembro, houve redução de liquidez e das compromissadas no mês", explicou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.