IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BoE mantém juro básico, mas continua prevendo alta nos próximos anos

Sergio Caldas

São Paulo

07/02/2019 10h55

O Banco da Inglaterra (BoE, pela sigla em inglês) manteve hoje sua taxa básica de juros inalterada em 0,75% ao ano, como era esperado por analistas, numa decisão unânime do seu comitê de política monetária. O BC inglês também confirmou o tamanho do seu programa de compras de ativos em 435 bilhões de libras.

Em ata sobre a decisão, o BoE afirmou que ainda espera elevar o juro básico nos próximos anos, apesar da perspectiva econômica mais fraca para as economias do Reino Unido e global.

O BC inglês cortou sua projeção de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido neste ano, de 1,7% para 1,2%, citando o impacto da demanda mais fraca nas exportações britânicas e as incertezas do Brexit - processo para a retirada do país da União Europeia - nos investimentos e nos gastos com consumo.

Para 2020, o BoE reduziu sua previsão de alta do PIB britânico de 1,7% para 1,5%. Em 2021, a expectativa é que o crescimento acelere para 1,9%.

Na visão do BoE, o juro básico deverá subir levemente nos próximos anos se o Brexit for "suave", ou seja, com um acordo selado entre o governo britânico e a UE.

Nos últimos meses, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, tem enfrentado dificuldades para aprovar um acordo de Brexit no Parlamento britânico. A data final para o Reino Unido deixar o bloco é 29 de março.

"Um aperto da política monetária..., em ritmo gradual e de forma limitada, seria apropriado", avaliaram dirigentes do BoE em comunicado.

A sinalização do BoE de que pretende elevar juros contrasta com o tom mais cauteloso que outros grandes bancos centrais, incluindo o Federal Reserve (Fed, o BC americano), têm adotado.

O BoE também prevê que a inflação britânica ficará abaixo de sua meta oficial de 2% nos próximos meses, antes de se recuperar em 2020.

As projeções econômicas do BoE levam em consideração expectativas do mercado de que haverá uma alta do juro básico até o primeiro trimestre de 2021. Com informações da Dow Jones Newswires.