PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

China promete impulsionar financiamento por meio de ações

Pequim

26/02/2019 05h13

Um vice-presidente do banco central chinês (PBoC), Pan Gongsheng, disse que autoridades vão ampliar esforços para diversificar os canais de financiamento das empresas por meio de vendas de ações. A fala veio após recentes comentários do presidente da China, Xi Jinping, sobre o fortalecimento do mercado financeiro.

Os empréstimos bancários ainda dominam a oferta de crédito da China, enquanto o financiamento através de ações é "seriamente insuficiente", disse Pan, segundo transcrição de entrevista concedida à TV estatal.

Pan não detalhou quais medidas o governo pretende tomar para impulsionar o mercado de capitais, mas existem planos de se criar uma bolsa em Xangai voltada para empresas de tecnologia, que facilitaria os trâmites para listagem e levantamento de capital.

Pan disse ainda que o governo vai solucionar questões de riscos em áreas cruciais de forma constante e dar continuidade a sua campanha de desalavancagem estrutural, repetindo o que afirmou ontem o regulador do setor bancário e de seguros do país.

Na sexta-feira (22), Xi disse em reunião de líderes do Partido Comunista que as chamadas reformas financeiras do lado da oferta serão levadas adiante, de maneira que o sistema financeiro possa melhor servir a economia real. O presidente também enfatizou que o crescimento econômico estabeleceria os pilares para a resolução de riscos financeiros. Fonte: Dow Jones Newswires.