Setor supermercadista aposta em estabilidade nas vendas para a Páscoa de 2019
O levantamento foi conduzido em todas as regiões brasileiras nos meses de janeiro a fevereiro. As encomendas do setor para a Páscoa indicam um avanço de 0,4% em volume ante igual período do ano anterior.
Segundo João Sanzovo, presidente da Abras, o momento de estagnação da economia ainda é um entrave ao aumento do consumo. Os produtos de chocolate de menor valor agregado devem ter mais saída este ano.
"Isso é condizente com o que vem acontecendo nos últimos anos. Os produtos de chocolate vêm reduzindo (as vendas) ano a ano, condizente com a situação da economia. Mas uma estabilidade (esperada para 2019) é uma boa notícia. Não vai cair esse ano como caiu nos outros anos", disse Sanzovo, em coletiva de imprensa, no Rio.
Os supermercadistas aumentaram as encomendas de bombons (3,9%), caixas de bombons de 400 gramas (3,7%) e chocolates em barra, tablete ou confeitos (3,4%). Quanto aos ovos de Páscoa, houve aumento nas encomendas de produtos menores, até 170 gramas, mas quedas nas demais faixas. Também houve redução nas encomendas de colomba pascal (-1,5%).
Outros produtos procurados para a ceia de Páscoa tiveram avanço nas encomendas, como peixes (5,6%), azeites (1,4%), bacalhau (1,4%), vinhos nacionais (1,2%) e vinhos importados (0,3%).
Quanto aos preços dos produtos pesquisados, o levantamento detectou um avanço médio de 2%. O Rio sedia nesta semana a 53ª Convenção Abras, no Riocentro.
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