Proposta no Senado abre margem para tirar fiscalização do TCU
O Senado fechou um acordo para aprovar a proposta que transfere recursos de emendas parlamentares diretamente para estados e municípios, sem vinculação com o governo federal. A PEC abre margem para tirar a fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) na aplicação do dinheiro, deixando o controle com órgãos locais.
O relator do texto no Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), afirmou que os senadores vão apresentar em fevereiro outra proposta deixando explícito na legislação que a fiscalização do dinheiro seja feita pelo TCU. Se a alteração fosse feita na PEC em votação, o texto voltaria para a Câmara.
Congressistas têm pressa para aprovar esse texto, pois 141 parlamentares já destinaram suas emendas no próximo ano na nova modalidade prevista na PEC. O líder do Podemos no Senado, Alvaro Dias (PR), que defendia alteração, concordou com a solução.
"A preocupação se justifica. Porque, mais do que nunca, hoje a sociedade brasileira exige o endurecimento da legislação e o fortalecimento dos mecanismos de fiscalização e controle na aplicação dos recursos públicos", disse Dias "É esse o cuidado que devemos ter."
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.