Intenção de Consumo cai 0,8% em dezembro e sobe 5,6% em 2019, diz CNC
Para a CNC, o resultado de dezembro mostra que as famílias brasileiras estão mais cautelosas no último mês de 2019. O resultado pode ter sido influenciado por uma possível antecipação de compras de fim de ano em novembro, especialmente por cause da Black Friday. Em novembro, o ICF havia subido 1,3% em relação a outubro.
Em dezembro, apenas dois dos sete componentes do ICF cresceram: Momento para Duráveis (3,6%) e Emprego Atual (0,6%). Em sentido inverso, responderam pela diminuição, principalmente, Perspectiva Profissional (-3,0%), Nível de Consumo Atual (-2,8%) e Perspectiva de Consumo (-1,6%).
A alta de 5,6% em 2019 como um todo foi sustentada pelo entendimento de que a situação se apresenta 13,6% mais propícia para Aquisição de Bens Duráveis, assim como 9,1% maior para Compras a Prazo.
"O acesso ao crédito apresenta-se um pouco melhor, alavancado por maiores prazos de financiamento, fazendo com que as prestações caibam no orçamento das famílias", diz o economista Antonio Everton, responsável pela pesquisa da CNC, em nota divulgada pela entidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.