IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tereza Cristina reforça que relação comercial com China está 'normal'

Tânia Rabello

04/02/2020 14h53

Não tem havido nenhuma restrição ao intercâmbio comercial entre Brasil e China em função do surto de coronavírus no país asiático, reforçou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, após ter se encontrado com o embaixador chinês Yang Wanming, em Brasília. "Por enquanto, tudo normal", disse a ministra, conforme nota do Ministério da Agricultura divulgada nesta terça-feira, 4. "Vamos acompanhar de perto. É muito importante essa proximidade do embaixador conosco, para estar sempre nos municiando, mas por enquanto tudo normal", reforçou Tereza Cristina. O Brasil exporta para a China, principalmente, soja e carnes bovina, suína e de frango.

Sobre o setor de proteína animal, a ministra comentou que o que pode ter atrapalhado alguma movimentação foi o feriado no ano-novo chinês, que foi prolongado por causa do surto de coronavírus lá. Acrescentou também que o processo de habilitação de frigoríficos brasileiros para exportar para o gigante asiático "está andando no seu ritmo". "Isso está em processo normal de encaminhamentos lá na China, nos ministérios e na aduana. Não mudou nada", disse.

Já o embaixador chinês reforçou que a relação comercial sino-brasileira não será prejudicada pelo surto de coronavírus. "O governo chinês se dedica a manter essa relação de longo prazo e estável com o governo brasileiro. Os produtos agrícolas brasileiros são bem vindos", completou.