BC dos EUA lança programa para ampliar liquidez de fundos do mercado monetário
Os fundos mútuos do mercado monetário são conhecidos como investimentos de baixo risco, voltados à compra de títulos governamentais e de "commercial papers"
"Isso melhora o funcionamento geral do mercado e a provisão de crédito para a economia em geral", diz o Fed, em comunicado.
De acordo com a autoridade monetária norte-americana, a estrutura do programa é semelhante a estratégias adotadas entre o fim de 2008 e o início de 2010, para conter efeitos da mais recente crise financeira global, porém com uma gama de ativos para compra mais ampla.
O Departamento do Tesouro do país, ainda segundo o BC local, garantiu US$ 10 bilhões para proteger o MMLF de eventuais perdas.
O Fed tem tomado medidas para tentar acalmar investidores, que buscam liquidez para lidar com os impactos econômicos trazidos pela covid-19.
Na terça-feira, 17, a autoridade americana anunciou um instrumento de crédito para dealers primários, mesmo dia em que ampliou o programa de recompras de títulos (repo) e lançou o instrumento de compra de "commercial papers". Com o mesmo objetivo - estimular a economia -, no último domingo, 15, a taxa de juros dos Estados Unidos foi cortada a zero, em decisão extraordinária, e o programa de compra de bônus (QE) foi retomado no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.