PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

EUA: pacote republicano de ajuda de US$ 1 trilhão é rejeitado no Senado

Washington

22/03/2020 21h43

Um pacote de resgate destinado a atenuar o impacto econômico da pandemia de coronavírus atingiu um obstáculo no Senado norte-americano neste domingo, 22, em um sinal de discórdia política em meio à emergência nacional. Legisladores e autoridades do governo esperavam chegar a um acordo sobre um pacote de US$ 1,3 trilhão, para que ambas as câmaras do Congresso o aprovassem na abertura da semana na segunda-feira e antes que os mercados financeiros reagissem adversamente à crise. Mas Democratas disseram que o pacote elaborado pelos republicanos favorece as empresas, mas não vai longe o suficiente para ajudar as pessoas que enfrentam desemprego e perda de renda.

Legisladores podem votar novamente em uma moção para prosseguir, caso cheguem a um acordo sobre os esboços do pacote de resgate, mas o senador republicano Mitch McConnell (Kentucky) criticou os Democratas no Senado após a votação. "Estamos de volta à estaca zero", disse McConnell após o fracasso da votação. Ele disse que tentaria novamente em um momento de sua escolha.

O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer (Democratas, Nova York), disse que o pacote a ser avaliado é uma tentativa republicana de direcionar ajuda às empresas. Ele pediu mais ajuda aos trabalhadores e auxílio a hospitais e profissionais de saúde. "A legislação não melhorou o suficiente (...) para obter os votos necessários para prosseguir", disse ele.

O governo Trump prometeu continuar trabalhando em direção a um acordo. "Continuaremos a trabalhar com Democratas e Republicanos em um pacote para finalizá-lo hoje à noite", disse Eric Ueland, diretor legislativo da Casa Branca. Fonte: Dow Jones Newswires.