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14,5% das empresas ouvidas relatam impacto do isolamento em receita, diz IBGE

Daniela Amorim

Rio

13/05/2020 12h49

A pandemia de covid-19 e as medidas de isolamento social adotadas para impedir a disseminação do vírus impactaram a receita de 14,5% do total de empresas que prestaram informações à Pesquisa Mensal de Comércio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"As companhias da amostra pesquisada que reportaram algum efeito de Covid sobre a receita representam 5.323", disse Cristiano Santos, analista do IBGE.

Entre as empresas que deram alguma justificativa para a variação da receita em março, 43,7% citaram o isolamento por causa do coronavírus como principal causa.

Em março de 2020 ante março de 2019, houve uma queda de 23,0% no volume de vendas das empresas que relataram ter sentido o impacto da covid-19 em suas atividades. Entre as empresas que não reportaram qualquer impacto da pandemia em suas receitas, o volume vendido cresceu 1,5%.

Na média global, o comércio varejista teve uma redução de 1,2% nas vendas em março deste ano ante março de 2019.

As empresas que relataram algum impacto devido à covid-19 deram uma contribuição negativa de -2,6 ponto porcentual para a formação da média do varejo, enquanto as empresas que não relataram qualquer impacto contribuíram com 1,4 ponto porcentual.

No varejo ampliado - que inclui as atividades de veículos e material de construção -, as empresas impactadas pela covid-19 tiveram um recuo de 26,8% nas vendas, enquanto os informantes que não relataram impacto venderam 3,1% menos.

O subgrupo de empresas impactadas pela covid na média do varejo ampliado, que recuou 6,3% em relação a março de 2019, foi de -3,7 ponto porcentual, enquanto o subgrupo das não afetadas impactou a taxa em -2,6 ponto porcentual.