Mercado de câmbio funcionará nos dia 20 e 21, mas derivativos dependem da B3
No início da tarde desta terça, o Banco Central esclareceu, por meio de comunicado, que o feriado de Corpus Christi ocorrerá em todo o país, para fins de operações no mercado financeiro, no dia 11 de junho - como originalmente previsto. Este será o dia "não útil" para operações do mercado.
Assim, apesar de o município de São Paulo ter antecipado o feriado para esta quarta-feira, os bancos e os sistemas do BC funcionarão normalmente. Isso não inclui a B3, que ainda não se pronunciou sobre o funcionamento na quarta-feira.
No mercado de câmbio, como a maior parte das operações ocorrem com dólar futuro - negociado na B3 - não há certeza se, neste caso, haverá negócios.
No caso da quinta-feira, como o feriado antecipado foi o do Dia da Consciência Negra - um feriado municipal -, o mercado de câmbio também funcionará, inclusive para contagem de dias para liquidação. A situação é a mesma de quando há feriado em São Paulo, mas não no restante do País: a liquidez dos negócios com câmbio diminui, mas o mercado funciona nas praças fora da capital paulista. Novamente, ainda não existe definição sobre o funcionamento da B3 na quinta-feira, o que poderia elevar a liquidez.
Vale lembrar que, sem o funcionamento da B3, o BC também ficaria impossibilitado de fazer leilões de swap cambial nestes dias. Estas operações são feitas via Bolsa.
Agências
Embora esteja definido que o mercado de câmbio funcionará na quarta e na quinta-feira, ainda não está claro se as agências bancárias de São Paulo, com a antecipação de feriados, abrirão nestes dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.