IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Marcopolo: fábrica no Rio será fechada, e produção, transferida a demais unidades

Matheus Piovesana

São Paulo

02/10/2020 09h10

A fabricante de ônibus Marcopolo decidiu nesta sexta-feira (2) encerrar as atividades de sua fábrica localizada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a partir do dia 30 deste mês. De acordo com a empresa, a decisão é parte do processo de "otimização de plantas", e as demais unidades absorverão a produção conforme os mercados se regularizarem no pós-pandemia.

A empresa afirma que a decisão deve trazer maior racionalidade a seus custos de produção. "A concentração das operações brasileiras em um número menor de fábricas vem contribuindo para a redução de custos e incremento da eficiência", explica a companhia em fato relevante divulgado nesta sexta-feira. Não há detalhes sobre a destinação do quadro de funcionários da empresa.

A unidade da Marcopolo em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, produz os modelos Torino, Viale BRT e Viale BRS, todos destinados à mobilidade urbana. Outras plantas da companhia, no entanto, também produzem os mesmos modelos.

A fábrica existe desde 1955, mas passou a fazer parte do parque da fabricante em 1999. Em 2001, a Marcopolo adquiriu 100% de seu capital, e tornou-se sua única proprietária.

No segundo trimestre, com o impacto da pandemia da covid-19 sobre o mercado, a Marcopolo viu o lucro líquido cair 98,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, para R$ 1,3 milhões. A receita teve contração de 30%, e a produção total, de 45,7%.

Com o fechamento da unidade fluminense, a fabricante de ônibus passa a contar com três fábricas no País, sendo duas delas em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, cidade onde está a sede da empresa, e uma em São Mateus, no Espírito Santo. No exterior, a empresa tem 11 fábricas.