Autoridades da UE reforçam compromisso com euro forte e emissão de títulos verdes
Ao frisar que fortalecer o euro "é uma das prioridades" da UE, Gentiloni destacou que a moeda única é a segunda mais usada no mundo para transações financeiras. O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, por sua vez, afirmou que um euro forte seria do interesse não só dos países do Velho Continente, mas do mundo todo. "A Europa está comprometida como o multilateralismo e a abertura econômica", declarou Dombrovskis.
De acordo com Gentiloni, o bloco comum irá impulsionar a criação de derivativos de commodities denominados em euro, principalmente no setor de energia, e impulsionar a emissão de títulos de dívida verdes. Ele reforçou que a UE precisa facilitar o acesso a mercados de ações e buscar uma cooperação econômica "mais justa" com os parceiros comerciais.
A implementação do euro digital também será uma prioridade, de acordo com a comissária da UE para Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e União dos Mercados de Capitais, Mairead McGuinness. Segundo ela, o bloco trabalhará, ainda, para manter o sistema bancário "forte, resiliente e bem-supervisionado", além de reduzir a dependência de bancos de investimentos estrangeiros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.