PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Yellen, sobre GameStop: negociações com comissão zero estimularam especulação

Gabriel Caldeira

18/02/2021 20h02

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou em entrevista à CNBC nesta sexta-feira que a prática de negociar ações sem a cobrança de comissões estimulou o movimento especulativo de investidores de varejo, que provocaram volatilidade nos mercados recentemente ao impulsionarem as ações da GameStop, o que gerou um short squeeze no mercado.

O comentário de Yellen vem no mesmo dia em que o Congresso americano realizou uma audiência com o CEO da Robinhood, Vlad Tenev, principal corretora envolvida no caso, e o investidor Keith Gill, o primeiro a apostar alto nos papéis da rede varejista de vídeo games.

A secretária ainda comentou sobre os recentes ralis nas bolsas americanas, atribuindo-os às taxas de juro historicamente baixas nos EUA. Ela alertou, ainda, que há setores com os quais é necessário "ter cuidado".

China

Segundo Yellen, o governo do presidente americano, Joe Biden, ainda está em processo de avaliar a sua postura prática em relação à China, incluindo a manutenção, ou não, das tarifas direcionadas a Pequim. "Vamos avaliar isso. No momento, mantivemos as tarifas estabelecidas pelo governo Trump", concluiu Yellen.

PUBLICIDADE