Para BCE, recuperação da zona do euro atrasou, mas ainda segue em curso
Segundo ela, a expectativa é de que o pacote fiscal de 750 bilhões de euros aprovado pela Comissão Europeia comece a liberar recursos na etapa final de 2021.
A dirigente também projetou que a inflação na região atingirá 1,5% nos próximos meses, por conta de fatores técnicos - na base de comparação, há um ano ocorria o auge do choque inicial da pandemia.
Para ela, não é possível comparar fazer comparação com os índices acionários dos Estados Unidos, que devem atingir a meta rapidamente. "Nós ainda estamos longe", pontuou.
Lagarde reforçou ainda o compromisso em apoiar a economia enquanto for necessário e disse que o BCE dispõe de flexibilidade para aumentar ou reduzir o seu programa de compras de ativos (PEPP, na sigla em inglês) conforme necessário.
Ela reiterou que o Banco não tem meta para a taxa de câmbio, mas monitora o comportamento do euro e seu impacto na inflação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.