IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Crescimento global depende de 'corrida' entre vacinação e variantes, diz OCDE

OCDE diz que recuperação do PIB global depende da "corrida" entre as taxas de vacinação contra a covid-19 e o avanço das variantes - JURANIR BADARó/ESTADÃO CONTEÚDO
OCDE diz que recuperação do PIB global depende da "corrida" entre as taxas de vacinação contra a covid-19 e o avanço das variantes Imagem: JURANIR BADARó/ESTADÃO CONTEÚDO

Iander Porcella

São Paulo

06/05/2021 14h01Atualizada em 06/05/2021 15h14

O secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría, afirmou nesta quinta-feira, 6, que a recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) global depende da "corrida" entre as taxas de vacinação contra a covid-19 e o avanço das variantes do coronavírus. Atualmente, a instituição prevê um crescimento mundial de 5,6% em 2021.

O líder participou do evento virtual "OCDE e USP: Reconfigurando o mundo a partir do conhecimento", organizado pela Universidade de São Paulo.

Ao ressaltar que a pandemia reverteu "quase todo" o progresso econômico construído desde a crise financeira global de 2008, Gurría disse que as perspectivas agora estão melhorando. No entanto, ele frisou que os governos precisam continuar a fornecer apoio à economia enquanto vacinam a população.

Segundo o líder, a recuperação será desigual entre os países.

Gurría encerrará este ano sua terceira gestão como secretário-geral da OCDE.

Ele ascendeu ao posto em 2005. O mexicano será substituído pelo ex-ministro das finanças da Austrália Mathias Cormann, que assumirá o cargo em 1º de junho.