IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Congresso deixa fora da pauta análise de vetos de Bolsonaro no Orçamento

Parlamentares de frente de deputados pressionam para que Pacheco coloque veto do Refis na pauta - Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Parlamentares de frente de deputados pressionam para que Pacheco coloque veto do Refis na pauta Imagem: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Daniel Weterman e Iander Porcella

Em Brasília

07/02/2022 15h32Atualizada em 07/02/2022 15h35

O Congresso convocou uma sessão para analisar vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), mas deixou de fora da pauta o Refis para pequenas empresas e os cortes no Orçamento de 2022. Há pressão para derrubada dos vetos nessas duas propostas.

Conforme o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) apurou, integrantes da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa vão pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a incluir o veto do Refis na sessão de terça. Ainda não há resposta de Pacheco sobre essa medida.

A derrubada do veto do Refis para micro, pequenas empresas e empreendedores individuais é colocada como "prioridade zero" de parlamentares defensores do projeto, com apoio inclusive de integrantes do governo do presidente Jair Bolsonaro.

No Senado, porém, há pressão para a Câmara votar o projeto do Refis que atende grandes empresas - votação que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), adiou.

Para o Orçamento de 2022, há mobilização de comissões do Congresso e bancadas estaduais para recuperação dos recursos vetados pelo presidente Jair Bolsonaro.

O Executivo, por outro lado, argumenta que é preciso manter os vetos para recompor os gastos com despesas obrigatórias ao longo do ano.

Para a sessão de hoje, o Congresso pautou vetos de Bolsonaro à revogação da LSN (Lei de Segurança Nacional), à proposta de compensação fiscal pelo retorno da propaganda partidária gratuita em rádio e televisão e ao projeto que prevê a distribuição gratuita de absorventes a mulheres de baixa renda, além de dispositivos da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que agilizam repasse para obras de interesse eleitoral.