Bolsonaro cogita Projeto de Lei para zerar PIS e Cofins da gasolina
O presidente Jair Bolsonaro (PL) considerou que o Executivo poderá enviar um projeto para o Congresso na semana que vem, zerando o PIS e a Cofins sobre a gasolina nos mesmos moldes do PL (Projeto de Lei) aprovado nesta sexta-feira (11), para o diesel.
"Existe essa possibilidade. Conversei com o Banco Central também sobre o quanto (o aumento dos combustíveis) influencia na inflação", disse o presidente a jornalistas neste sábado (12), após participar de um evento de filiação ao PL em Brasília.
O chefe do Executivo comentou que o preço da gasolina está "bastante alto" no Brasil. Ele também disse que o principal objetivo do Banco Central, principalmente depois que se tornou "independente", é o de manter a inflação sob controle. Na realidade, o Congresso Nacional aprovou no ano passado a autonomia da autoridade monetária.
Bolsonaro disse ainda que é um direito dos governadores pedirem ao STF (Supremo Tribunal Federal) medidas para evitar alterações de cobrança do ICMS sobre o diesel.
"É um direito deles, mas espero que o Supremo entre por esse lado da excepcionalidade do momento que vivemos. Uma guerra lá fora... Mal acabamos a pandemia, parece que acabou a pandemia ao que tudo indica, e surge outro problema que influencia o preço de tudo aqui dentro, pois o combustível está atrelado a tudo", afirmou o presidente.
Cobrança a ministro
Bolsonaro disse ainda que deverá cobrar do Ministério de Minas e Energia explicações sobre o que já foi feito para notificar os postos que não reduziram o preço do diesel e demais impostos, após sanção do PL de que altera cobrança do ICMS sobre os combustíveis.
"Nossa lei foi sancionada no dia de ontem e não chegou ordem para baixar R$ 0,60 centavos, então deverá ser comunicado. Vou entrar em contato com o ministro de Minas e Energias pra saber o que já foi feito para notificar o pessoal que tem que baixar R$ 0,60 centavos no preço do diesel, que equivale a uma parte do ICSM e todo o imposto federal que eu zerei", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.