IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Conselheiros da Petrobras eleitos por voto múltiplo também vão perder cargos

Governo Bolsonaro trocou o comando da companhia na noite desta segunda-feira (23) - Fernando Frazão/Agência Brasil
Governo Bolsonaro trocou o comando da companhia na noite desta segunda-feira (23) Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Denise Luna

Do Estadão Conteúdo, no Rio

24/05/2022 08h00

A Petrobras informou no final da noite desta segunda-feira (23) que, se a demissão de José Mauro Coelho da presidência da companhia for aprovada em AGE (Assembleia Geral Extraordinária), ocorrerá a destituição de todos os membros do Conselho eleitos como ele, por meio do voto múltiplo. A estatal terá, assim, de realizar uma nova eleição para esses cargos.

Em fato relevante, a Petrobras informou que o Ministério de Minas e Energia enviou ofício à empresa solicitando a convocação de uma AGE para destituir Coelho e eleger Caio Paes de Andrade como membro do Conselho de Administração da companhia.

Segundo a Petrobras, o ministério solicitou que a avaliação do nome de Andrade pelo Conselho ocorra após a realização da AGE.

O ministério anunciou nesta segunda-feira a terceira demissão de um presidente da Petrobras em menos de quatro anos. O nome de Andrade já vinha sendo especulado há algumas semanas e ganhou força após a substituição do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque por Adolfo Sachsida, fiel escudeiro do ministro da Economia, Paulo Guedes.