Banco Mundial: guerra na Ucrânia pode levar o mundo para uma recessão
"O panorama da economia global é muito desafiador, incluindo para economias desenvolvidas, mas especialmente em países em desenvolvimento", afirmou Malpass. De acordo com o dirigente, Ucrânia e Rússia deverão enfrentar contrações, enquanto EUA, Europa e China devem ter seu crescimento desacelerado.
Segundo ele, há falta de alimentos e fertilizantes e aumentar oferta de suprimentos em países além da Rússia será importante. "Infelizmente, até o momento não houve muitos avanços nesta área. Se governos anunciarem que irão aumentar oferta, isso afetaria as expectativas de inflação".
Além disso, na visão do dirigente, os lockdowns na China para tentar conter foram negativos para a economia global, uma vez que também interferiram nas cadeias de suprimento.
Na visão de Malpass, políticas fiscais e monetárias também podem ajudar no controle da inflação. "Alguns dos principais bancos centrais mudaram sua política", afirmou o dirigente, apontando que o sistema de governança global hoje possui mais condições de realizar suas ações. "Bancos centrais devem usar todas as suas ferramentas para derrubar a inflação", concluiu. Pelo lado fiscal, ele indicou que é necessário tentar fazer com que a demanda seja desestimulada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.