IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cade aprova com restrições compra da Extrafarma pela Pague Menos

Uma das farmácias da rede Pague Menos - Divulgação
Uma das farmácias da rede Pague Menos Imagem: Divulgação

Lorenna Rodrigues

Em Brasília

22/06/2022 17h10Atualizada em 22/06/2022 18h37

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou há pouco a compra da Extrafarma, da Ultrapar, para o grupo farmacêutico Pague Menos. A operação foi aprovada com restrições e transforma o grupo no segundo maior do país em número de lojas — cerca de 1,5 mil — atrás da Raia Drogasil.

Para obter o aval do órgão, a compradora terá que vender, em 180 dias, oito unidades da Extrafarma no Nordeste, uma em cada um dos seguintes municípios: Russas, Canindé, Limoeiro do Norte, Aracati e Horizonte (CE), Chapadinha e Codó (MA) e Caicó (RN).

Segundo o relator do caso, conselheiro Gustavo Augusto, a medida é necessária por conta da concentração excessiva gerada pelo negócio nessas localidades. A rede Bruno Farma (Drogaria Ultrapopular Itapipoca) manifestou interesse em adquirir as farmácias.

Em maio do ano passado, a Ultrapar Participações anunciou a venda da totalidade das ações da Extrafarma (Imifarma Produtos Farmacêuticos e Cosméticos S.A.) para o grupo farmacêutico Pague Menos. A transação foi antecipada pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. O valor total da venda é de R$ 700 milhões, sujeito a ajustes devido a variações de capital de giro e à posição da dívida líquida da Extrafarma na data de fechamento da transação.