Yellen diz que pressionará China a reestruturar dívidas de países de baixa renda
O papel da China como credora de diversos países está sob novo patamar após uma revolta no Sri Lanka, que levou o presidente a fugir do país. Alguns críticos dizem que os empréstimos generosos da China ao Sri Lanka alimentaram a atual crise financeira e política naquele país. Durante coletiva de imprensa na Indonésia, Yellen disse esperar que a China trabalhe com o Sri Lanka para reestruturar sua dívida, um esforço que buscaria de forma mais ampla durante as reuniões.
O G20, que conta com a China como membro, adotou uma estrutura comum para reestruturações de dívidas para países de baixa renda em novembro de 2020. "Estamos realmente esperando que a China intensifique seu papel nas reestruturações de dívida que são elegíveis para tratamento sob a estrutura comum, e não estamos vendo muito progresso", disse Yellen. "Parte do que espero fazer nos próximos dias é estimular nossos parceiros do G20 a pressionar a China a ser mais cooperativa na reestruturação dessas dívidas insustentáveis", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.