Montadoras deixaram de produzir 250 mil veículos por falta de semicondutores
Apesar disso, a direção da Anfavea avalia que a regularidade no fornecimento de peças vem melhorando em meio à desaceleração das economias desenvolvidas, o que freia a demanda por componentes.
As montadoras produziram 2,37 milhões de veículos no ano passado, um resultado que supera em 5,4% o total fabricado em 2021. O balanço da Anfavea engloba carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
"Percebemos uma maior suavidade na crise dos semicondutores", comentou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, antes de lamentar, durante apresentação dos números finais de 2022 à imprensa, que o ano teria sido melhor se a falta de peças não tivesse sido "tão pesada".
As vendas de veículos terminaram 2022 com queda de 0,7% na comparação com o ano anterior. A direção da Anfavea explicou que, além dos fechamentos e menor movimento nas concessionárias nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, os departamentos de trânsito de diversos Estados não emplacaram carros no último dia do ano, o que prejudicou a contabilização das vendas de dezembro nas estatísticas.
Leite considerou que os números da indústria seguem baixos, se considerado que dez anos atrás as vendas superaram 3,8 milhões de veículos e os estudos encomendados pelas marcas, além da própria Anfavea, apontavam para um mercado que chegaria a 4,5 milhões a 5 milhões de unidades por ano.
Com as vendas girando ao redor de 2 milhões de veículos nos últimos três anos, o presidente da Anfavea pontuou que as fábricas operam com ociosidade relevante.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.