IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fonacate: Governo prometeu até sexta 'tréplica' com meio termo para reajuste

Brasília, 28

28/02/2023 18h26

Na segunda reunião da Mesa Nacional de Negociação com servidores federais, o governo prometeu ao funcionalismo que vai avaliar a contraproposta de reajuste salarial apresentada pelas categorias, informou o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques. A avaliação deve ocorrer até esta sexta-feira, 3, e uma nova reunião está marcada para o dia 7.

Os servidores pediram que o governo use o montante de R$ 11,2 bilhões reservado no Orçamento para os servidores somente para a recomposição salarial, possibilitando, segundo Marques, um aumento linear de 13,5% a partir de abril.

Inicialmente, o governo havia oferecido um reajuste linear de 7,8% a partir de março e o aumento do vale alimentação de R$ 200, o que representaria a recomposição da inflação de fevereiro de 2016 a fevereiro deste ano. "Eles não adiantaram a proposta, mas sinalizaram que vão melhorar o porcentual de 7,8%", disse Marques.

"Acertamos hoje que eles governo vão se esforçar para até sexta-feira fazer uma tréplica em cima da nossa contraproposta para chegar em um meio-termo entre 7,8% e 13,5%. Vamos levar para as bases e pretendemos concluir no dia 7 a negociação de 2023."