Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Casa Branca: foco é estabilizar sistema financeiro; bancos vão responder

Funcionários do lado de fora da sede fechada do Silicon Valley Bank em Santa Clara, Califórnia. O banco foi fechado na manhã de sexta-feira por entes reguladores da Califórnia - 10.mar.2023 - Justin Sullivan/Getty Images via AFP
Funcionários do lado de fora da sede fechada do Silicon Valley Bank em Santa Clara, Califórnia. O banco foi fechado na manhã de sexta-feira por entes reguladores da Califórnia Imagem: 10.mar.2023 - Justin Sullivan/Getty Images via AFP

Maria Lígia Barros

Em São Paulo

13/03/2023 18h30Atualizada em 13/03/2023 19h38

A equipe econômica da Casa Branca está focada em estabilizar o sistema financeiro e proteger depositantes, evitando custos a pagadores de imposto, disse a secretária de Imprensa, Karine Jean-Pierre, em coletiva nesta segunda-feira, 13.

A porta-voz afirmou que as medidas de apoio anunciadas neste fim de semana após crises do Signature Bank e do Silicon Valley Bank (SVB) devem dar confiança aos americanos. Ela ressaltou que o sistema bancário hoje é mais resiliente e está em melhor base que quando ocorreu a crise financeira. "Não é 2008", repetiu.

"Precisamos avaliar o que aconteceu exatamente para determinar quais são as mudanças necessárias para tornar menos provável que isso aconteça novamente", falou em coletiva de imprensa, repercutindo os casos do Signature Bank e do SVB. Até lá, disse Jean-Pierre, os bancos serão responsabilizados. "Os gerentes dessas instituições foram ou serão demitidos, e os investidores não serão protegidos e registrarão grandes perdas", comentou.

A questão, falou a porta-voz, "é prioridade para o presidente e seu time", que teria conversado com especialistas e reguladores ao longo do fim de semana.