IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Argentina perde ação na Justiça britânica e pode ter que pagar 1,3 bi de euros a investidores

São Paulo, 05

05/04/2023 17h28

A Justiça britânica determinou nesta quarta-feira, 5, que a Argentina deve compensar investidores estrangeiros em mais de 1,330 bilhões de euros por perdas associadas a títulos ligados ao crescimento econômico do país.

A decisão da Alta Corte de Londres está relacionada a papéis de dívidas denominadas em euro emitidos pelo governo argentino em 2005 e 2010. Em 2013, Buenos Aires mudou os parâmetros de cálculos para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o que teve impacto na remuneração desses títulos.

Por meio da ação, o Palladian Partners e outros fundos de hedge argumentaram que alteração violou os termos da compra. O juiz Simon Picken acatou os argumentos e definiu que a Argentina deve pagar 1,33 bilhão mais juros aos investidores. Desse valor, 643 milhões de euros seriam para os quatro fundos envolvidos no processo.

O governo argentino deve recorrer. O caso representa mais uma derrota judicial à Argentina, que enfrenta um quadro de esgotamento de reservas internacionais e dificuldades para pagar dívidas. Na semana passada, um tribunal de Nova York decidiu contra a nação sul-americana em uma ação relativa à expropriação da estatal YPF na Espanha.