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FT: aumentar o consumo no Brasil com juro menor ainda é um desafio

27/09/2012 17h54

SÃO PAULO - Em reportagem intitulada "A batalha das taxas de juros no Brasil", o jornal Financial Times mostra o desafio do País em reaquecer o consumo doméstico em meio a juros exorbitantes, pelos padrões internacionais. De acordo com a matéria, o custo do crédito no Brasil chega a 238,3% por ano, porém nem sempre de forma clara ao consumidor.

"Ainda assim, os brasileiros compram qualquer coisa no cartão, mesmo sabendo que estão pagando taxas exageradamente altas", escreveu Jonathan Wheatley na publicação.

O jornal ressalta que, muitas vezes, o consumidor opta por parcelar a compra acreditando que está realizando um bom negócio, e não sabe que está pagando juro embutido na operação. De acordo com a notícia, as lojas costumam oferecer aos clientes comprar roupas, por exemplo, com financiamento de quatro ou até seis vezes, 'sem juros', mas isso pode camuflar taxas de até 6% ao mês.

"Os preços dos produtos vendidos no Brasil são bem mais caros do que parecem ser, porque têm um custo financeiro incluído neles", relatou a reportagem.

Para calibrar o consumo, contudo, o jornal ressalta que o governo teve que baixar o juro por meio do BB (BBAS3; Banco do Brasil) e da Caixa, forçando os bancos privados a seguirem o mesmo rumo para não perder para concorrência. Hoje, conforme cálculos do FT, os juros mais baixos, são da Caixa, que têm taxa anual de 94%, enquanto o HSBC tem juro de 490% no ano. A publicação frisa que a intenção de impulsionar a economia, por meio de crédito mais baixo para o consumidor, ainda é longo.