Conheça o bilionário argentino que comprou parte de Eike em empresa
SÃO PAULO - Eduardo Eurnekian, da Corporación América, acabou de comprar 33% da SIX Semicondutores, uma duas empresas do grupo EBX - eliminando a parte de Eike Batista na companhia. Uma das únicas empresas de Eike que ainda está próxima do cronograma original, a SIX é uma joint-venture com IBM, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o banco de fomento de Minas Gerais.
Com um "mico" na mão, o BNDES já avisou que quer reduzir sua participação na empresa - e estuda até mesmo uma oferta de ações na Bovespa. O problema é que abrir o capital de uma empresa ligada a Eike Batista é praticamente impossível neste momento, as portas estão completamente fechadas para ele no momento.
A solução foi vender a participação do megaempresário na empresa. O interessado é um argentino de 81 anos, de origem armênia. Eurnekian é de uma família famosa pela indústria têxtil - chegou a ser uma das maiores fornecedoras da Puma -, mas que perdeu muito dinheiro com a crise argentina de 1981 e teve que abandonar o setor.
Desde então, Eurnekian montou um império de mídia e infraestrutura, tanto na Argentina, quanto na Armênia. Atualmente, é o segundo homem mais rico da Argentina, com uma fortuna de US$ 1,8 bilhão - que deverão ser repassados aos seus sobrinhos e irmãos, já que ele não é casado e não tem filhos.
Seu império de mídia é calcado na Cablevisión, uma das maiores operadoras de TV da Argentina, mas Eurnekian participa de 76 concessões de aeroportos - inclusive participando dos consórcios de Brasília e Natal -, na América Latina e Armênia. Também é acionista de uma grande cervejaria argentina e tem mais 2 mil quilômetros quadrados de plantações de alimentos no norte da Argentina, além de algumas regiões na Armênia.
Tem também uma fábrica de semicondutores na Argentina, a United Blue - que pode se tornar a "irmã mais velha" da SIX. Sua entrada na empresa poderia provocar um leve atraso de um ou dois meses nas obras da SIX, que estão levemente atrasadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.