Bolsas

Câmbio

7 passos para se dar bem em uma entrevista de emprego

SÃO PAULO – Com o desemprego no país cada vez maior, a recolocação no mercado de trabalho fica mais difícil e competitiva. Por isso é importante destacar-se nas entrevistas de emprego, que ficam cada vez mais difíceis.

"Muitas pessoas acabam se esquecendo de detalhes que, a princípio, parecem pouco importantes, mas fazem toda a diferença para que o recrutador te escolha", disse a coach de carreira Ana Lisboa, autora do e-book "Construa seu futuro profissional".

Pensando nisso, a especialista selecionou os sete passos que fazem com que a entrevista de emprego seja a melhor possível. Confira:

1. Seja pontual
"O horário em que você chega para a entrevista já é o primeiro fator a ser analisado, por isso o ideal é chegar com alguma antecedência", indicou Ana. "Se você chega após o horário da entrevista, dá a entender que vai se atrasar sempre para o trabalho".

Entretanto, chegar muito tempo antes também não é indicado, pois demonstra ansiedade do candidato.

2. Se vista corretamente
O importante, segundo Ana, é não exagerar. "O ideal é não exagerar, se vestir de forma sóbria e estudar as regras de vestimenta da empresa", completou. Para mulheres, roupas decotadas, curtas e muita maquiagem não são boas opções; já para os homens, bermudas é estritamente proibido.

3. Comporte-se
Durante a entrevista, é preciso tomar cuidado com tom de voz e as palavras que utiliza, pois qualquer descuido pode criar uma imagem ruim. "É possível que uma variação no tom de voz ou alguma palavra mais ofensiva afaste o entrevistador, por isso é importante estar atento a isso", disse a coach. "Gírias e expressões jovens precisam ser evitadas, pois o recrutador precisa entender que você sabe ser sério e profissional, mesmo que a empresa tenha um ambiente descontraído no dia a dia. Seja você mesmo, mas com adequações", indicou.

4. Responder de forma coerente
Durante a entrevista de emprego, o entrevistado não pode se contradizer. Não deve parecer algo forçado, mas o ideal é que o candidato pense nas respostas para possíveis questões antes de fazer as entrevistas – nada decorado, apenas para não ficar sem respostas. "Um candidato bem preparado sabe explicar de forma sucinta aquilo que fazia nos empregos anteriores, bem como os sonhos ou metas profissionais", explicou Ana.

5. Crie interesse pela empresa
Antes da entrevista, procure pesquisar sobre a empresa e ter o máximo de informações possíveis sobre a mesma. Isso demonstra interesse do candidato e, segundo Ana, cria "material para fazer perguntas interessantes, de forma a gerar empatia com o entrevistador", explicou.

6. Tenha interesse verdadeiro pela vaga – e demonstre
Não somente pela empresa, mas também é importante ter interesse pela vaga para a qual se candidatou, deixando isso claro ao longo da entrevista. "Após passar pela entrevista, você pode tirar algumas dúvidas sobre a vaga, a forma como o trabalho é conduzido, ou qualquer outro detalhe que possa ser interessante para você. Dependendo do processo, o momento de tirar este tipo de dúvida pode vir depois, por isso é importante ser cuidadoso e não exagerar nas perguntas, apenas demonstrar interesse", acrescentou Ana.

7. Enxergar a entrevista como uma negociação
Para a coach, o passo mais importante para se dar bem em uma entrevista de emprego é posicionar-se como alguém que está indo para uma negociação. "A maioria das pessoas vai a uma entrevista em posição de inferioridade, e isso já determina alguma postura do candidato", explicou. Ao chegar em uma entrevista como alguém que vai negociar uma troca, é possível analisar a situação de maneira mais fria e racional.

"Quando se tem essa postura, o candidato tem compreensão sobre sua capacidade e sobre o quanto vale seu trabalho, e por isso vai ter compreensão sobre o resultado do processo de seleção", concluiu Ana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos